O Polvo e a Toupeira no Espaço-Tempo

O Polvo e A Toupeira

Março 2017

Segundo a revista Sábado apurou “pelo menos desde Março de 2017, Paulo Gonçalves, enquanto colaborador da administração da Benfica SAD e no interesse desta, solicitou aos funcionários de justiça José Silva e Júlio Loureiro que acedessem a processos pendentes e lhe transmitissem informações relativos a esses processos, designadamente inquéritos que corriam no DIAP de Lisboa e Porto, ou outros processos a que conseguissem acesso dispersos por diversos tribunais”

Na acusação do MP podemos consultar que o primeiro acesso da Toupeira foi realizado no dia 14/03/2017 ao caso dos Vouchers

06/06/2017

Após a revelação de alguns e-mails sobre a cartilha do estado lampiânico e sobre as claques ilegais do Benfica, Francisco J Marques (FJM) revela um e-mail trocado entre Adão Mendes e Pedro Guerra. E-mail que ficou celebrizado como o e-mail dos “Padres para as missas que celebrámos”.

7/06/2017

No dia seguinte surge o 1º comunicado do Benfica sobre o tema:

“O Sport Lisboa e Benfica repudia e desmente de forma veemente as falsas e absurdas insinuações do director de comunicação do FCP e avançará com o correspondente processo-crime por difamação e outros processos que se justifiquem. Considerando que mais não visam do que desviar as atenções da crise e graves problemas por que passam outras instituições”

8/06/2017

O Ministério Público abre inquérito ao caso dos e-mails devido a uma denúncia anónima

diap mails

10/06/2017

A Assembleia Geral do Benfica é o palco escolhido para Luís Filipe Vieira comentar o caso, depois de alguns sócios terem criticado Pedro Guerra. Não faz sentido falar em corrupção ou no que Pedro Guerra fez. Temos de estar unidos, pois só assim poderemos continuar a ganhar. O Benfica tem de estar acima de tudo” disse o Rei Midas.

13/06/2017

FJM faz novas revelações. Desta vez sobre Paulo Gonçalves (Pisca para os amigos) Assessor Jurídico da Administração/Futebol Benfica SAD. A primeira troca de e-mails entre o Pisca e Adão Mendes fala de um pedido de Outubro de 2014 do antigo árbitro ao assessor jurídico do Benfica para que interceda a favor do árbitro Manuel Mota devido a uma nota negativa que recebeu num jogo entre Marítimo e Vit. Guimarães. Num outro e-mail, de Setembro de 2014, Adão Mendes volta a pedir ajuda a Paulo Gonçalves, desta vez por causa de uma avaliação ao seu filho, Renato Mendes, que é árbitro na AF Braga, um processo em que seria importante o apoio do Benfica. “A questão é ser o glorioso a apadrinhar a questão. Temos de pôr a carne toda no assador.”

FJM revela ainda outros e-mails envolvendo Mário Figueiredo, antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, numa troca de mensagens com Luís Filipe Vieira em Abril de 2014, e Nuno Cabral, antigo delegado da Liga.

14/06/2017

Em declarações à Lusa, Mário Figueiredo não nega os e-mails mas refere o seguinte: “foram retiradas do contexto em que foram proferidas”. “As acusações feitas pela Liga contra o Benfica e contra o seu presidente durante o meu mandato provam a independência da Liga em relação ao Benfica”.

Entretanto numa rápida pesquisa encontrei esta notícia do jornal Record de Maio 2014 que é no mínimo curiosa

15/06/2017

Com o caso dos e-mails já em segredo de justiça, a Toupeira inicia neste dia os acessos que teve a este processo. Foram cerca de 203 acessos em 95 dias. Entre 15/06/2017 a 3/03/2018. Parece ser muita dedicação a um caso em que alegaram ser “e-mails falsos”

17/06/2017

O jornal Expresso traz novas revelações e dá conta de um e-mail de Luís Filipe Vieira para Paulo Gonçalves.

JULHO 2017

O juiz Jorge Marques Antunes, no último dia de trabalho na Instrução criminal, impediu buscas ao Benfica alegando que eram baseadas em provas obtidas de forma ilícita.

Em Março deste ano, a resvista Sábado traz a notícia: “Os tais emails estão fechados e selados no processo mas em momento algum foram utilizados como meio de prova. Alguns dos emails foram revelados publicamente. Para a investigação, é necessário obter de forma legal as comunicações originais de forma a confirmar a veracidade dos elementos tornados públicos”, revelou à Sábado um investigador da PJ, que classificou a decisão do juiz como “incompreensível”.

27/09/2017

Foi a 27 de setembro que a PJ começou a suspeitar de que dirigentes do Benfica tinham uma toupeira infiltrada no sistema judicial. Através de um telefonema anónimo realizado para o coordenador Pedro Fonseca, um dos principais altos quadros da Judiciária que desempenha funções de coordenador da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, foi denunciada a existência de “um canal privilegiado «no Campus de Justiça» (sic), por parte de responsáveis do Sport Lisboa e Benfica”, lê-se numa informação de serviço da PJ que foi revelada na internet em fevereiro último e que já tinha sido noticiada pela revista Sábado.

Assim começou o caso e-toupeira

29/09/2017

AG do Benfica discurso de Vieira

Na AG do Benfica que podem ouvir Aqui Luís Filipe Vieira diz “Quantos aos e-mails não têm nada. Nunca comprámos um fdp de um resultado. A única coisa que têm é um e-mail para o Paulo a dizer fod… este gajo. Não tem e-mail nenhum a escolher árbitros nem o que quer que seja. É tudo treta.”

19/10/2017

PG arguido

Após as primeiras buscas à Benfica SAD, Paulo Gonçalves é constituído arguido no caso dos e-mails. Nasceu o primeiro argumento que fez rir o País, Paulo Gonçalves foi constituído arguido por ser advogado.

Comunicado do Benfica sobre as buscas:

Estas operações, que pecam por tardias, são encaradas com a maior normalidade pela Sport Lisboa e Benfica SAD, que desde o primeiro momento requereu e disponibilizou-se a fornecer toda a informação necessária a um cabal esclarecimento de toda esta situação, reiterando a sua total colaboração ativa nos trabalhos que estão em curso para o apuramento da verdade

Advogado João Correia: Até que enfim que cá vieram. Perante as insinuações, sugestões feitas relativamente a factos fraudulentos praticados pelo Benfica, todos queríamos, avidamente, o único meio para destruir essas acusações, que era este episódio que se passou aqui hoje. Que a PJ cá viesse para verificar em pormenor se era verdadeiro. Estávamos desejosos que isso acontecesse”.

19/10/17

Apesar do comunicado do Benfica revelar algum regozijo, foram nestas buscas que a PJ encontrou no livro Campéon Del Siglo XX”, dedicado ao clube uruguaio Peñarol 12 páginas sobre o processo 5340/17.7 T9LSB referente ao Benfica SAD por eventual esquema de corrupção na arbitragem para beneficiar o Benfica.

No Observador podemos ler: A 19 de outubro dá-se um acontecimento fundamental para a investigação e-toupeira. Às 10h30, a 9.ª Secção do DIAP de Lisboa e a PJ entram no Estádio da Luz para realizarem buscas a diversos locais, nomeadamente ao escritório de Paulo Gonçalves. Em cima de um móvel situado à porta do espaço de trabalho de Gonçalves, os investigadores encontram um livro intitulado “Campéon Del Siglo XX”, dedicado ao clube uruguaio Peñarol e um inspetor da PJ começa a folheá-lo. Resultado: encontra “12 folhas agravadas de cópias de documentação extraído do Citius relativa ao NUIPC 5340/17.7 T9LSB”, lê-se no auto de busca e apreensão cuja certidão faz parte dos autos do caso e-toupeira. 

Portanto, eles sabiam que a PJ lá ia mas o Assessor Jurídico da Administração/Futebol Benfica SAD esqueceu-se de que tinha um processo em segredo de justiça escondido no escritório. Mas não confundam, estava no escritório de Paulo Gonçalves mas este nunca partilhou com ninguém da SAD Benfiquista.

3/11/2017

No Observador:

A 3 de novembro de 2017, Valter Alves vai ao IGFEJ e é informado da identidade da toupeira: José Augusto Silva, sendo que José Ribeiro (familiar de Silva e reformado do Tribunal de Fafe) também foi envolvido. Este seria constituído arguido mas as suspeitas contra si viriam a ser arquivadas, pois ficou provado que, além de estar aposentado desde 2014, as suas credenciais informáticas foram utilizadas por José Augusto Silva.

É a partir daí que todo o perfil profissional de José Augusto Silva é identificado e a investigação fica a saber que está afeto ao Núcleo de Arquitetura e Sistemas de Informação para a Área dos Tribunais do Departamento de Arquitetura de Sistemas. Traduzindo: tem acesso às passwords de todos os funcionários e magistrados e pode até criar as respeitas credenciais de acesso ao sistema.

21/02/2018

Após várias tentativas do Benfica em calar a divulgação de e-mails, o Tribunal da Relação do Porto impede o Porto Canal de continuar essa divulgação após providência cautelar dos encarnados. A partir daqui começaram a ser divulgados no blog mercadodebenficapolvo.wordpress.com

6/03/2018

Após alguns meses de escutas e vigilâncias da PJ a Paulo Gonçalves e José Silva, estes são detidos para interrogatório. Paulo Gonçalves saiu em liberdade e ficou apenas proibido de contactar com os restantes arguidos no processo e José Silva ficou em prisão preventiva.

Sem título

27/03/2018

Apesar de Paulo Gonçalves ter sido constituído arguido no caso dos e-mails “por ser advogado” este facto não o impediu de contestar essa decisão mas o Tribunal não acedeu ao pedido.

Tribunal confirma PG como arguido nos emails

 

4/09/2018

A SAD do Benfica e Paulo Gonçalves são acusados de corrupção pelo Ministério Público no processo e-toupeira.

De acordo com a acusação “ficou suficientemente indiciado que os arguidos com a qualidade de funcionários de justiça, pelo menos desde Março de 2017, acederam a processos-crime pendentes no DIAP de Lisboa e do Porto e em outros tribunais, transmitindo as informações relevantes ao arguido colaborador da SAD, fazendo-o de acordo com a solicitação do mesmo e em benefício da mesma sociedade”.

A entidade refere que estas pesquisas “foram efectuadas fraudulentamente com a utilização de credenciais de terceiros, sem o seu conhecimento ou consentimento, por forma a obterem acessos encobertos, não detectáveis” e que tais informações “foram obtidas ilicitamente tendo como contrapartida benefícios indevidos para os funcionários e vantagens ilícitas no interesse da respectiva SAD”.

Relembro que entre os ex-Árbitros espiados pela toupeira constam um atual dirigente da secção profissional do Conselho de Arbitragem da FPF, Bertino Miranda e um da secção não profissional, Jorge Nunes.

5/09/2018

Luís Filipe Vieira após longa “doença do sono” reage à acusação da SAD no e-toupeira e diz que “não há nada que impute a SAD nesta acusação”

13/09/2018

A revista Sábado traz mais desenvolvimentos e ficamos a saber que o Rei Midas já tinha sido notificado em Junho pelo MP para ser interrogado. Neste resumo feito pelo Baluarte Dragão podem ver a cronologia do “sumiço” do Rei Midas

img_2687

Para terminar este longo Post, deixo a tão proclamada internacionalização da marca feita pelo Portista @jomesband no Twitter

img_2688

2 thoughts on “O Polvo e a Toupeira no Espaço-Tempo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s