Vencer Na Luz é Sinónimo de Porto Campeão?

Nim!!!

A vitória do F.C. Porto no Estádio da Luz, no passado Domingo, foi a 16ª na história do campeonato nacional. Vencer em casa do velho rival sempre foi difícil e era mesmo uma tarefa heróica no período antes do 25 de Abril. Após essa data, os resultados melhoraram bastante e no novo Estádio da Luz, em 15 jogos, temos 6V 6E 3D! Temos o dobro de vitórias em relação aos donos da casa. Sintomático! Mas o que realmente interessa ao F.C. Porto é ser campeão e resolvi associar os dois factos. Ganhar na luz e ser campeão.

Claro que existem muitas variáveis como por exemplo em que jornada se realizou o clássico. Nas épocas 1975/76 e 1939/40, o clássico foi na última jornada e apenas a época de 2010/11 se aproxima da atual. Depois da equipa de Villas Boas fazer história sem Luz, ficaram a faltar 5 jornadas para o fim mas.. apagaram as luzes e assim os jogos seguintes nem para o Totobola contaram.

O F.C. Porto foi campeão em 53.3% das épocas em que saiu vencedor do clássico na Luz. Essa percentagem é maior se apenas olharmos para os anos depois de 1974. Sobe para 63.6%!

O jogo com o Vit. Setúbal na 2ª feira é muito importante e nesse contexto, coloquei o adversário e resultado dos jogos seguintes à vitória na Luz na tabela em baixo.

Em 13 jogos, o F.C. Portovenceu 10 (76.9%), empatou 2 (15.4%) e perdeu apenas 1 (7.7%). Se virmos apenas os clássicos jogados na 2ª volta, ganhámos 9 dos 10 jogos seguintes, 90% e empatámos 1. O F.C. Porto de Vitor Pereira, 2011/12, depois de ganhar 3-2 na Luz, recebeu e empatou a um golo com a Académica de Pedro Emanuel.

Sem título

Os números estão favoráveis mas não jogam. Quem joga é que conta e o futuro começa 2ª feira! #ForçaPorto  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s