F.C. Porto 5 – 0 Rio Ave Resposta Forte de quem quer Muito ser Campeão

Fim de tarde em grande no Dragão. Esperava-se uma resposta da equipa e esta respondeu de forma categórica com uma goleada ao Rio Ave.

Sérgio Conceição tinha dito, antes deste jogo, que o foco no campeonato era total e a equipa mostrou aos adeptos que era verdade. Não fez uma exibição de encher o olho mas fez uma exibição em que mostrou vontade, capacidade e demonstração de força mental. Depois de uma derrota pesada, o ideal era marcar cedo e assim foi. Na primeira jogada pelo lado esquerdo, Alex Telles cruza atrasado, Tiquinho desvia – pareceu-me sem querer – para Sérgio Oliveira e este, num remate fora da área, abre o marcador. Estava feito o mais difícil. Após o 1-0, a equipa continuou a pressionar e chega ao 2-0 aos 22 minutos em mais um canto apontado por Alex Telles e excelente cabeçada de Tiquinho. Aos 34 minutos numa boa combinação entre Brahimi e Marega, este tenta o cruzamento mas a bola ressalta em Marcelo e entra. Estava feito o terceiro ainda antes do intervalo. Há dias assim. Há dias em que corre tudo bem. Na 1ª parte fizemos 7 remates e em 4 que foram à baliza, 3 contaram para o marcador. 57% de eficácia de enquadramento – a nossa média é de 38.4% – e 75% e eficácia de finalização – média de 37.1%. Apesar de algumas paragens cerebrais – estava-se  mesmo a ver no que ia dar a indecisão de Felipe e Herrera – e alguns passes sem critério, a equipa soube pressionar bem os jogadores de Vila do Conde e aproveitava para criar perigo com ataques rápidos. Resultado ao intervalo algo exagerado mas a espelhar a eficácia de finalização Azul e Branca.

Na 2ª parte foi mais do mesmo. Rio Ave com mais bola mas sem nunca criar perigo e o Porto a continuar a pressionar e a atacar rápido quando ganhava a bola. Aos 72 minutos, Marega faz o quarto golo após mais uma assistência de Alex Telles11a no campeonato e 17a no total!!! – e aos 84 minutos Tiquinho Soares fecha o marcador ao encostar para golo uma bola ao segundo poste. Até ao fim, destaque para as entradas de Dalot para o lugar de Telles, Oliverdelicioso o passe para Brahimi com este a rematar ao lado – para o lugar de Sérgio Oliveira, Hernâni para o lugar de Corona e ainda mais duas oportunidades para chegar à 1/2 dúzia mas o excesso de vontade de Brahimi em marcar um golo não ajudou. Resultado moralizador para os jogos que se aproximam. A equipa respondeu presente de forma alegre e determinada. Segue-se uma oportunidade de 45 minutos para conseguir ampliar a distância para 5 pontos. Cumpridos 3/4 de campeonato, seria uma vantagem não decisiva mas extremamente importante. Sublinho que neste momento, o F.C. Porto é a única equipa que depende de si para chegar ao tão ambicionado título.

Dragão de Ouro: Soares

Dragão de Prata: Corona e Alex Telles


Casillas: Ponto prévio, acho Casillas melhor que . Dito isto, não estava à espera da troca de guarda-redes mas o treinador, como explicou na conferência de imprensa, optou pela experiência de Casillas depois um jogo menos conseguido com o Liverpool. Ficámos mais fortes e isso é o mais importante no que resta de campeonato.

Alex Telles: Emocionante ovação na altura da substituição. O público sabe que está ali um verdadeiro jogador à Porto. Um craque que dá o que tem e o que não tem. Obrigado Alex. E claro… estreia de outro futuro craque, Dalot. Parabéns pela estreia no campeonato. Vais ser campeão com 18 aninhos.

Arbitragem: Carlos Xistra é um artista camuflado que muito gosta de inclinar o campo contra o FCP sem que se dê muito por isso. Faltas e faltinhas a parar o ritmo de jogo. Incrível como aos 14 minutos perdoa o Vermelho a Tarantini. Todavia, esteve bem ao não apitar o fora de jogo no lance do 5-0. Esperou pelo VAR depois do fiscal de linha levantar a bandeira – Jorge Sousa, vês como se deve fazer e como diz o protocolo do IFAB? Se tivesses feito isto no jogo com os lampiões, já estávamos a 5 e com menos um jogo. Gostava era de ver este critério se estivesse 0-0!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s