Os Números à volta dos Médios

Sérgio Conceição (SC) trouxe novamente um 1/2 campo com apenas 2 jogadores após um longo período em que era usual ver o Porto jogar com 3 médios. Com esta mudança, veio também a discussão sobre quais os jogadores que o iriam compor. Danilo, Oliver, Herrera, Sérgio Oliveira e André André eram as opções iniciais. O tradicional 6 desapareceu e em Julho discutia-se a utilidade de Danilo. Alguns não se importavam que fosse vendido com o pretexto de não se enquadrar no novo esquema táctico. Nada mais errado. SC não só fez de Danilo um médio essencial no esquema da equipa como também o fez evoluir.

stats medios fcp2

Apesar da notória evolução, Danilo continua a destacar-se nos itens físicos e defensivos. Algo expectável. Funcionando como o verdadeiro tampão do 1/2 campo, é o jogador com mais cortes, interceções e duelos aéreos ganhos. Apresenta também um valor idêntico a Oliver – jogador mais técnico dos 5 – no que diz respeito a número de passes e passes eficazes. Passes, item onde Herrera é o Rei com 53,9 passes por jogo. O capitão é um verdadeiro todo-o-terreno e faz todas as posições do 1/2 campo de forma consistente. Lidera também nos passes para finalização e na quantidade de desarmes eficazes. Chamo a atenção para o número de tentativa de desarmes efetuados por Oliver. Sendo algumas vezes criticado por falta de intensidade, é o jogador que mais tentativas de desarmes faz por jogo.

Quando Danilo levou o 5o amarelo no Bessa, surgiu a questão de como e quem iria jogar contra o Belenenses no Dragão. SC optou por utilizar o trio Reyes/Herrera/André André com o central Mexicano na posição 6. E correspondeu de forma eficiente. Efetuou 83 passes com 88% de eficácia, 2 passes para finalização, ganhou 6 em 8 duelos aéreos, 3 desarmes com 100% eficácia, 3 interceções, 2 cortes, 1 remate não enquadrado e não perdeu nenhuma vez a bola. Reyes mostrou que pode ser uma alternativa a Danilo num 1/2 campo a 3.

Entretanto Danilo voltou e desde aí, formou dupla com Herrera, Oliver e André André. Até que chegou a 1/2 final da taça da liga contra o Sporting e com ela, a lesão muscular. Soaram os alarmes no Dragão. SC optou pela dupla Herrera/Oliver em Moreira de Cônegos mas não ficou satisfeito. Mudou no jogo seguinte com o Braga em casa ao utilizar a dupla Herrera/Sérgio Oliveira. A apreensão existia mas esta dupla correspondeu de forma agressiva. Herrera e principalmente Sérgio Oliveira não só fizeram esquecer que o melhor médio está ausente como conseguiram números surpreendentes. Tanto a defender como a atacar. Destaque para os números de Sérgio Oliveira.

Sendo o 1/2 campo o sector nevrálgico de uma equipa, o F.C. Porto apresenta diversas soluções para diferentes problemas. Conta também com Otávio e Paulinho para a posição mais adiantada de um meio campo a 3. Nem tudo é perfeito mas SC tem conseguido levar a água ao seu moinho e os resultados estão à vista. Podemos gostar mais de um jogador e menos de outro mas o treinador é que está com eles diariamente e tem feito um excelente trabalho.

Notas finais: Apenas a dupla Danilo/Sérgio Oliveira ainda não foi utilizada e em nenhum jogo do campeonato foi utilizado um 1/2 campo sem Danilo e Herrera em simultâneo.

Os números recolhidos do site WhoScored   são referentes apenas ao principal objectivo da época, o campeonato nacional 2017/18.

Ficam os números das duplas ou trio utilizados assim como os números individuais por jogo. Quem gostar de números…é aproveitar!

danilo oliver

danilo herrera

danilo AA

herrera AA

herrera oliver

herrera SO

danilo herrera SO

danilo

herrera

oliver

SO

AA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s