F.C. Porto a Nível Europeu e o F.C. Porto – Sporting

O jornal oJogo, na edição de ontem, trouxe um artigo onde o F.C. Porto aparece como o clube com melhor percentagem de duelos aéreos ganhos (64%), em comparação com clubes das melhores ligas europeias – Liga Espanhola, Liga Inglesa, Liga Alemã, Liga Italiana e Liga Francesa.

img_0895

No jogo com o Braga, o F.C. Porto marcou 3 golos de cabeça e todos com assistência de Alex Telles. 2 cruzamentos de bola corrida e 1 canto. Também nestes 2 itens (assistência através de cruzamento e assistência através de canto), o F.C. Porto é líder entre as melhores ligas europeias. Com 0,6/jogo e 0,3/jogo respectivamente.

tipo Assistencias

Alex Telles é o homem do momento e estes números são, principalmente, devido a ele. Como disse no post depois do jogo com o Braga, o nosso lateral esquerdo é de classe mundial. Está entre os melhores nas Assistências, Cruzamentos e Passes para Finalização. Notável para um lateral esquerdo.

Alex Telles

A nível colectivo, o F.C. Porto posiciona-se entre os melhores em vários aspectos do jogo. O Porto é uma equipa ofensiva e isso reflecte-se nos números. Assistências, Passes para Finalização, Dribles, Remates Efectuados e Enquadrados são alguns dos aspectos ofensivos em que o F.C. Porto ocupa o Top 8 Europeu.

Em assistências por jogo, ocupamos a 5ª posição (1.9/jogo) logo atrás dos nossos rivais vermelhos e em Passes para Finalização estamos no 8º lugar (13.1/jogo). Em relação aos Dribles temos Brahimi. Com o Argelino na equipa a contribuir de forma significativa para este ranking, o Porto ocupa o 3º lugar (14.6/jogo) só atrás do PSG (16.8/jogo) e Barcelona (15.8/jogo). A nível individual, Brahimi é 2º (5.6/jogo) à frente de Messi (5.5/jogo) e atrás de Neymar (7.4/jogo). 

O F.C. Porto é a equipa que mais remata no campeonato Português e a 5ª entre as melhores ligas Europeias. São 17.9 remates/jogo que a equipa Azul e Branca apresenta no menu. Os que acertam no rectângulo são 6.8 remates/jogo e aqui convém melhorar.  Apenas 38% dos remates acertam na baliza. Na Posse de Bola estamos no 6º lugar com uma média de 60.4%.

Aproveito e deixo também aqui a relação Faltas Cometidas vs Cartões Amarelos e nesse aspecto perdemos para o clube do Polvo. Fazem mais faltas e levam menos Amarelos. O que não é novidade. Só os mais distraídos é que pensam o contrário. No campeonato, o F.C. Porto é sancionado com cartão Amarelo a cada 8.64 faltas/jogo enquanto os lampiões só ao fim de 10.15 faltas/jogo é que são castigados. Homilias diferentes.

Estamos no início de Fevereiro e agora contamos com alguns reforços que vão ajudar na caminhada. Porém, ao ver estes números, olho para o plantel e vejo um excelente trabalho da equipa técnica desde a 1a jornada em Agosto. Soube tirar um grande rendimento individual e coletivo de uma forma que muitos não pensavam ser possível. Eu incluído. A união entre a equipa e os adeptos é fantástica e só um autêntico Velho do Restelo é que não acredita no título 2017/18.

 

Vem aí o terceiro F.C. Porto – Sporting C.P. da época. Nos 2 anteriores fomos superiores ao adversário mas não conseguimos ganhar. Cada jogo é um jogo e este conta para a Taça de Portugal, segunda competição em Nacional, que queremos muito ganhar nunca esquecendo o principal objetivo. Uma vitória sobre um dos rivais é sempre moralizante e à terceira é de vez. Temos de aproveitar o factor casa e dar um passo rumo ao Estádio de Oeiras.

A minha equipa:

Casillas; Ricardo, Felipe, Reyes e Alex Telles; Herrera e Sérgio Oliveira; Paulinho, Brahimi, Soares e Gonçalo Paciência

P.S.: Espero que o protagonista não seja um qualquer apito que venha ao Dragão. Já chega de brincadeira!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s