F.C. Porto 0 (3) – (4) 0 Sporting C.P. Resultado Injusto nos 90min

Num jogo mais disputado do que bem jogado, o F.C. Porto iniciou a partida com 3 alterações na equipa em relação ao último jogo com o Tondela. Saíram Sá, Corona e Aboubakar e entraram Casillas, Sérgio Oliveira e Soares. A equipa entrou apática e algo desconcentrada e só a partir dos 15 minutos é que conseguiu entrar no jogo. Curiosamente foi depois da entrada do Oliver para o lugar do lesionado Danilo – espero que não seja grave e que volte rápido. Fiquei com a sensação que a equipa entrou numa espécie de 442 com Sérgio Oliveira na direita, preocupado com as subidas do guna das caxinas, e Marega na frente com Soares. Com a entrada de Oliver, passámos para 433 com Herrera e Oliver lado a lado com maior liberdade para este último e Sérgio Oliveira mais adiantado no triângulo do 1/2 campo. Marega passou a fechar na direita com Tiquinho sozinho na frente. A equipa começou aos poucos a controlar o meio e consequentemente a ter mais bola. Foi uma primeira parte sem grandes oportunidades e muito disputado no miolo. Destaque apenas para o golo de Soares anulado pelo VAR. O F.C. Porto começou mal, equilibrou e acabou melhor a 1a parte que o adversário. Resultado justo ao intervalo.

Na 2a parte, tal como nos últimos jogos, o F.C. Porto entrou muito melhor. Mais agressivo e mais rápido, os primeiros 20 minutos foram jogados no 1/2 campo do Sporting. O nosso triângulo do meio campo conseguiu pressionar mais à frente e ganhar as segundas bolas fazendo com que a equipa carregasse em cima do adversário. Destaque para Oliver que parece estar 10 anos à frente no pensamento. Mal recebe a bola e já tinha 2 ou 3 linhas de passe na cabeça mas nem sempre foi acompanhado pelos colegas. Com um futebol de ataque rápido e agressivo, a equipa foi chegando com facilidade ao último terço de terreno mas faltou clarividência no último passe e na finalização. Destaque para o flanco direito onde Marega e Ricardo – merecia o golo numa excelente jogada onde passou por 4 adversários mas o remate a sair à figura – jogaram a um ritmo acima de todos os outros em campo. É incrível como o Maliano consegue arrastar os adversários mesmo quando é a própria bola que não o acompanha. Foi pena o lado esquerdo não conseguir criar tanto perigo principalmente por Brahimi – sempre que recebia a bola tinha 2, 3 e às vezes 4 gajos em cima e assim é muito difícil. Como quem não marca arrisca-se a sofrer, na primeira vez que o Sportjng conseguiu sair do meio campo, ganhou um canto. Cabeçada de Coates com a bola a bater no poste e a parar nas mãos de Casillas. Isto por volta dos 65 minutos. Seria uma tremenda injustiça se entrasse. A partir daqui, o ritmo baixou sem que o domínio do jogo continuasse Azul e Branco e com mais 2 ou 3 oportunidades de poder concretizar melhor, Aboubakar e Marega. Nota para a estreia de Waris. Não deu para ver grande coisa devido ao pouco tempo em campo mas…não desgostei. Realce para a calma na marcação do Pênalti.

Jogo decidido nos pênaltis. E como não me lembro de termos muita sorte – ou competência, como alguns dizem – não estava muito confiante.

Demostrámos mais uma vez que somos superiores com um futebol menos técnico mas mais rápido e mais agressivo. Detesto vitórias morais mas este jogo só pode servir de motivação para o ciclo que aí vem a começar já em Moreira de Cônegos. Manter o foco no objetivo principal que é o campeonato e onde somos a equipa mais forte.

Dragão de Ouro: Marega

Dragão de Prata: Ricardo e Oliver

Arbitragem:

Aos 5′ há um pênalti de Danilo sobre Bas Dost mas este estava em fora de jogo na marcação do livre.

Aos 37′ golo anulado a Tiquinho Soares por fora de jogo. Golo anulado pelo VAR Artur Soares Dias. Como mostraram as repetições e uma vez que as linhas desapareceram – mais uma vez que se lixem os adeptos – é impossível afirmar que estava realmente fora de jogo. A lei é clara, benefício ao ataque. E mais uma vez quando o ataque é azul e branco, beneficia-se a defesa. É caso para dizer que Artur Soares Dias tem olho de falcão. Mas na minha terra confundem falcões com águias. Vá se lá saber porquê!

One thought on “F.C. Porto 0 (3) – (4) 0 Sporting C.P. Resultado Injusto nos 90min

  1. “A equipa entrou apática e algo desconcentrada” …. pois

    “Destaque para Oliver que parece estar 10 anos à frente no pensamento”…. allô Luis Filipe Vieira, 10 anos à frente da concorrência.

    “Mal recebe a bola e já tinha 2 ou 3 linhas de passe na cabeça” ….convinha descer ao relvado. Na cabeça do Marega, ele é um Messi.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s