Ó Morcon, e este Porto?

Velho Amigo (va) – Então miúdo? Tá tudo?

Bala Dragão (bd) – Tá tudo. E tu?
Va – Também. Olha, e o nosso Portinho?
Bd – Tá de categoria. Porquê? Não achas?
Va – Sim, estou a gostar. Podia estar um pouco melhor…
Bd  – Podia…podíamos estar com 43 pontos se não fossem as rezas e macumbas.
Va – Sim exato. Mas refiro-me às exibições.
Bd  – Ok. Tudo bem. É um facto. Mas vamos lá ver… Em Agosto começamos com o gás todo. 4 vitórias em 4 jogos. Ganhamos em Braga e Tondela onde o ano passado tínhamos empatado. Ou seja, de 8 pontos pontos em 16/17, passámos para 12. Na primeira pausa das seleções, voltámos menos fortes, perdemos em casa o 1º jogo da champions e recuperámos no jogo seguinte, fora, quando já se vaticinava o caos. No final passámos num grupo forte. Fomos a Alvalade, um relvado maldito, e jogámos muito bem. Não ganhámos porque…não marcámos! Entretanto, fomos ganhando aqui e acolá com exibições boas, médias e outra má… No total e em relação aos jogos realizados até agora, recuperámos 5 pontos em comparação com o ano passado.
Va – Má exibição? Falas do Aves, certo?
Bd – Sim. Apesar do roubo aos 90’, foi o pior jogo da época, na minha opinião. Foi um dos jogos com menos eficácia de remates enquadrados (16/1), 6,3%, o jogo em que o adversário mais rematou 15/3 e o jogo em que o adversário teve mais oportunidades de golo flagrantes, 3 – a par do Rio Ave. Aliás, nas Aves foi o único jogo da época em que o adversário teve mais oportunidades flagrantes do que nós (2/3). Isto no campeonato. Até em Alvalade tivemos mais que o anfitrião (1/0).
Va – Só essa comparação com Alvalade já dá para ver como jogámos mal nas Aves. Foi pena…
Bd – Foi…foi pena o VAR ser o Esteves e estar a nanar… ou bem acordado com alguma a 200€. Caso contrário, podíamos ter ganho, mesmo com a pior exibição da época.
Va – Mas estamos no bom caminho.
Bd – Então não?! Temos o melhor ataque e melhor defesa do campeonato. Em relação a golos marcados, temos o melhor ataque da última década em igualdade com o 5LB de 2009/10 e 2012/13. E mais…o tal beifique do exterminador implacável, uma máquina de golos absurda e mais não sei o quê que os lambedores do costume catalogaram, tinha a esta altura 66 golos. Nós temos 67. Sabias?

Va – Não. Não ouvi falar nada.

Bd – Pois. Porque será? Não interessa aos freteiros e recadeiros desta vida.
Va – O costume. Mas em relação ao nosso jogo, acho que devíamos ter mais bola. Não achas?
Bd – Mais ou Menos.  Sem dúvida que em comparação com os últimos anos, sim. Mas repara na posse de bola. Temos uma média superior ao Sporting, por exemplo. 59,2% vs 57,9% e não se ouve falar do mesmo em relação a eles. Já em relação aos mouros, perdemos nesse aspecto 59,2% vs 62,3%. Outro dado curioso é o FCP ser, entre os 3, a equipa com melhor eficácia de passe 81,7% em 6931 passes nos 15 jogos. Já os lagartos têm 81,3% em 6707 e os lamps 80,5% em 7836 passes.  Ou seja, para quem é tão sôfrego a querer chegar à baliza, não estamos mal. Antes pelo contrário. Estamos dentro dos parâmetros normais. Mas é um facto que por vezes a equipa se descobre um pouco devido a esse vontade louca de chegar à baliza contrária.
Va – E defensivamente?
Bd – Estamos bem. Apesar desse “desequilibrar” defensivo e repentino que por vezes nos sujeitámos, a melhor defesa dos últimos 10 anos, é nossa. A par do FCP de Villas Boas com 6 golos sofridos. Somos a equipa que permite menos remates aos adversários  123 vs 167 vs 127 dos lamps.  Somos a equipa que permite menos bolas na nossa área  320 vs 338 vs 347, e só permitimos uma média de 0,7 oportunidades de golo flagrantes aos adversários. O Sporting permite 0,9 e os lamps 0,6! Como vês…

Va – Às vezes parece uma coisa e é outra. O que interessa é que a equipa está bem, está com moral, atitude e garra.

Bd – Trabalho do Sérgio Conceição. Um plantel curto, sem reforços e mais não sei o quê.. está bem bom! Está a fazer muito bom trabalho.
Va – Sem dúvida. E os jogadores? Que achas?
Bd – Olha desculpa. Já estamos aqui há muito tempo e nem reparei nas horas. Tenho de ir. Amanhã continuámos. Grande abraço

Va – Grande abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s